Qual perfil CMYK devo usar?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Qual perfil CMYK devo usar?

Para obter os melhores resultados previsíveis ao enviar seus projetos / fotos para impressão offset, flexográfica, rotogravura ou até mesmo impressão digital, você precisa selecionar um perfil CMYK adequado que melhor corresponda às condições de impressão de destino antes de converter imagens em cmyk . Os softwares de design gráfico, como o Photoshop, Indesign, Illustrator e Corel Draw, vêm com predefinições de perfil ICC para impressoras offset planas e offset, e vários tipos de papel revestido e não revestido. Existem perfis para a América do Norte, Europa e Japão, cada um com diferentes padrões de impressão.

Em um mundo ideal, haveria um padrão internacional que todas as impressoras seguiriam globalmente para cada método de impressão, com tintas padrão, configurações de papel e impressora, e haveria apenas um conjunto de perfis ICC para cada uma dessas condições. Isso tornaria a vida mais fácil para os designers, que geralmente não sabem quem imprimirá seus designs. Seria uma aposta segura que algo impresso no Reino Unido seria uma correspondência aproximada com o mesmo design impresso nos EUA, por exemplo. Vamos torcer para que tudo isso aconteça no futuro!

Se você souber quem vai imprimir seu projeto e quiser obter melhores resultados, pergunte qual perfil deve usar, eles podem até fornecer um perfil personalizado especificamente para a configuração deles. Mas se você não sabe quem fará a impressão, o que geralmente acontece, use os perfis listados abaixo.

Impressão no Reino Unido e na Europa

O padrão internacional ISO 12647 / 2-2004 está sendo usado por mais e mais impressoras no Reino Unido e na Europa atualmente. A organização alemã de pesquisa em impressão (FOGRA) desenvolveu esse padrão testando um grande número de impressoras usando uma variedade de tipos de papel e produziu um conjunto de conjuntos de dados. Eles foram então usados para criar os perfis ICC ‘ISO covered.icc’ e ‘ISO web covered.icc’ para litografia alimentada em folhas em papéis revestidos e deslocamento da banda em revestimentos leves, respeitosamente (FOGRA27).

Agora, esses perfis cmyk foram substituídos por uma nova atualização da versão 2 com base em um novo conjunto de dados FOGRA39: nem todas as impressoras conseguiram reproduzir os mesmos resultados. A versão 2 resolve esse problema e facilita o alcance desse padrão pelas impressoras.

Se você estiver usando versões mais antigas do software Adobe, é provável que você não tenha os novos perfis instalados, a menos que você os tenha atualizado manualmente.

FOGRA39

Configuração de impressão:

  • Impressão comercial e especial offset, de acordo com a ISO 12647-2: 2004 / Amd 1.
  • Tipos de papel 1 ou 2 (115 g / m2 com revestimento brilhante ou fosco).
  • Placas positivas.
  • Freqüência da tela 60 / cm.

Perfis CMYK:

  • ‘ISO revestido v2 (ECI)’ para offset alimentado em folha em papéis revestidos (FOGRA39 revestido) com TAC (cobertura total da área) de 330%.
  • ‘ISO revestido v2 300% (ECI)’ com um TAC reduzido de 300% para impressão offset em papel sobre papel offset mais branco.

Esses dois perfis estão disponíveis para download no site da ECI.

‘Revestido com ISO v2 300% (ECI)’ pode ser usado quando a condição de impressão pretendida ainda não é conhecida. Muitas impressoras preferem manter o TAC abaixo de 300%, mesmo em offset alimentado por folha em papéis revestidos, para evitar problemas de impressão causados por uma cobertura de tinta muito alta. Melhor ter pouca do que muita tinta! No entanto, se esse perfil for usado e a impressora tiver um TAC mais alto, as fotografias serão impressas mais claras nas áreas de sombra.

Imprimindo nos EUA

Para impressão litográfica alimentada em folhas na América do Norte, a configuração GRACoL (Requisitos Gerais para Aplicações em Litografia Offset Comercial) está se tornando popular para impressão em papel revestido.

Perfil CMYK:

  • ‘GRACoL revestido 2006’ – para papel de primeira classe em uma prensa de papel com um TAC de 340%.

Para a produção de offset da Web, a configuração SWOP (Especificações para publicações da Web Offset) é usada para imprimir em papéis leves.

Perfis CMYK:

  • «Papel revestido com Web SWOP 2006 Grade 3» – TAC 310%.
  • «Papel revestido na Web SWOP 2006 Grade 5» – TAC 300%.

Escolha um desses três perfis ICC se você souber o tipo de impressora e tipo de papel. Caso contrário, é mais seguro usar o ‘Web Coated SWOP 2006 Grade 5 Paper’, pois possui um TAC de 300%. Como mencionado acima, é melhor ter pouca do que muita tinta. No entanto, se esse perfil for usado e a impressora tiver um TAC mais alto, as fotos serão impressas ligeiramente mais claras nas sombras.

Estes dados foram levantados com base em pesquisas de diversos sites.

Eu, particularmente prefiro o perfil FOGRA 39 para meus projetos, quando não sei o perfil do cliente, para mim é o que mais se aproxima do resultado impresso dentro de um ambiente minimamente controlado. Se você usa outro perfil genérico deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.